segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Conceito de Currículo





Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

O currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, associando-se a construção de saberes diários necessários ao cidadão na sociedade em que está inserido.
A integração entre tecnologias e o currículo possibilitam um novo modelo de educação que lança novos olhares no que diz respeito à prática pedagógica dos professores e em todo o ambiente escolar e o uso das tecnologias na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo são capazes de uma produção colaborativa de conhecimentos, rompendo paradigmas e possibilitando novas formas de expressar nossos pensamentos, novas formas de linguagens, e as várias organizações de nossa sociedade.
As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu conhecimento, aprendendo através do mesmo, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Utilizando Internet pode facilitar e incentivar a realização de pesquisas, além de possibilitar a construção de sua própria página, articulando diferentes linguagens e organização lógica e espacial. Com chats, correio eletrônico pode manter contato, fazer troca de experiências. Sendo indispensável à mudança de postura de professor, escola e sistema educacional. O ideal seria que a escola dispusesse de todos os recursos existentes na sociedade.
O trabalho por projetos, que em parceria de professor e aluno, baseia-se nas experiências do aluno, prevendo aspectos diferentes que podem surgir, e realizados por meio de comparações, reflexões, tornando certeza e dúvidas e vice-versa, possibilita ao aluno resignificar seus conhecimentos. Para isso contribui a mediatização das tecnologias abarca as dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas e considera a importância de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
Nos dias atuais não há como negar esse avanço tecnológico e os benefícios que eles trazem a toda a sociedade, e no campo educacional há que se rever o currículo escolar e se moldar uma nova estrutura curricular inserindo as novas tecnologias num contexto interdisciplinar.

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